terça-feira, 11 de agosto de 2015

Migrantes no Mediterrâneo

Quando o barco se virou, caíram ao mar. Azeel, de um ano, foi imediatamente ao fundo. O pai, Mohamed, conseguiu puxá-la e colocá-la em segurança - se é que nesta história se pode utilizar um termo assim, “segurança”.

“Era um cenário horroroso, as pessoas agarravam-se desesperadamente às boias, aos barcos, a qualquer coisa que pudesse ajudá-los a lutar pelas suas vidas. Estavam no meio de pessoas que se afogavam e de cadáveres. De facto, fomos os primeiros a ser chamados para auxiliar esta embarcação e pouco depois mandaram mais um navio [irlandês], pois não tínhamos disponíveis recursos suficientes para o resgate”, explicou Juan Matías, coordenador do projeto dos MSF no Dignity I.

Uma mulher síria, grávida de cinco meses, e um homem do Bangladesh com um fratura na perna são os resgatados que inspiram mais cuidados.

(excertos e foto retiradas do Expresso online)



Mais de duas mil pessoas já morreram.
Cerca de 224 mil conseguiram chegar à Europa.
Muito se tem escrito. Muito se tem acusado.
Leio palavras de acusação sobre o valor pago aos traficantes (muitas vezes falsos e oportunistas) que seria melhor empregue no país de origem. Por acaso fazem ideia dos milhares de dólares que cada um paga para conseguir chegar ao mediterrâneo ? Fazem ideia do esforço que famílias inteiras fazem para conseguir juntar a quantia necessária para salvar um único indivíduo ? E que na maior parte das vezes esse indivíduo é denunciado pelo próprio passador e fica subjugado a torturas que nem imaginamos ? Farão ideia (enquanto os condenam por tentarem sobreviver) a falta de condições em que vivem e as que enfrentam para chegar pelo menos a embarcar no mediterrâneo ? Quantos km percorrem a pé ? Quantos países atravessam ? Quanto tempo demoram ? O que deixam para trás ? Conhecem o regime político dos países de origem ? Comparam estes migrantes a moçambicanos ?! Deixem-se de recalcamentos por favor !... somos todos humanos, todos temos direitos, todos nascemos de uma mãe, todos nascemos nus !! Pensem bem no que está a acontecer pois o caso é bem sério. A melhor pergunta: o que podemos fazer por estas pessoas e sobretudo por aquelas que ficaram sem possibilidade de fugir ? (Afinal, quanto vale uma vida ?)

Sem comentários:

Enviar um comentário