quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Hoje é daqueles dias que me está a ser difícil perceber o mundo.
Comecei bem cedo a ver/ler um vídeo sobre uma experiência levada a cabo no centro de Madrid, em plena luz do dia. Uma mulher atraente, supostamente embriagada, sem bateria no telemóvel, bebe cerveja por uma garrafa camuflada. É inacreditável ver o tipo de abordagem do sexo oposto ! Não há quem a ajude, quem chame um táxi... Pelo contrário, incentivam-na a beber mais e propõem a deslocação para um hotel, visando a companhia sempre a beberem a três ou quatro. Há um que a empurra para um local menos movimentado e começa a beijá-la, tendo que haver interferência da equipa que gravava a cena à distância. Isto passou-se em plena luz do dia, numa capital da Europa, muito movimentada. Nem quero imaginar noutras condições... Estou desiludida, mais uma vez.

Depois disto já tive outro tipo de leitura. Mulheres que seguem a carreira profissional enquanto os companheiros ficam em casa cuidando de todas as tarefas domésticas e filhos (tudo mesmo). Incrível como só assim eles conseguem perceber e dar valor às multifacetas femininas. Abençoados homens que proporcionaram isso às suas companheiras de vida. E de facto, a lição principal é que o segredo está na educação durante o desenvolvimento da crianças: enquanto continuarmos a criar meninos machistas e meninas verdadeiras fadas do lar, nada mudará.

Being 30 foi outra leitura interessante à qual terei de voltar com mais tempo. Mulheres (e homens) por esse mundo fora com vidas e objectivos tão diferentes.

Passei depois a um testemunho de vida de uma jovem que nasceu na Coreia do Norte ( Yeonmi Park) e felizmente reside agora em New York. É apenas um testemunho entre milhares de pessoas que passam pelo mesmo. Como é possível em pleno sec. XXI  haver situações de pessoas que não vivem mas sobrevivem a actos tão deploráveis, e conseguem ter força e coragem para ultrapassar, e conseguirem uma vida digna ? Tanto que fica sempre por dizer... Um livro a comprar.

Acabei as leituras matinais com fotos da migração na Europa. Tão elucidativas que nem foi preciso ler. Fiquei sem palavras.

Migrantes tentando proteger-se do mau tempo


Sem comentários:

Enviar um comentário