terça-feira, 27 de setembro de 2016

O Amor cura (quase) tudo

Porque me hei-de preocupar apenas com quem se preocupa comigo ?? O melhor seria não me preocupar com nada - é certo. Mas parece que essa coisa da preocupação faz parte do ser humano. Realmente há determinados assuntos que devia banir dos meus pensamentos, porque não me dizem respeito directamente. Mas, embora não seja intrometida ao ponto de abordar o assunto com as ditas pessoas, há assuntos que me preocupam nas mesmas. E as pessoas não sabem desse meu envolvimento, embora distante. Desconhecem as vezes que me ocupam o pensamento. Nem vão saber. Nem precisam de saber que se puder ajudar a aliviar certas situações, faço-o sem que saibam. Não preciso que me agradeçam o que faço por iniciativa própria. Não faz sentido para mim só me preocupar com quem se preocupa comigo - isso seria um acto de altruísmo distorcido em que se estabeleceria uma troca obrigatória, uma relação imposta como um pagamento de um serviço, uma relação contratual. E depois há todo um conjunto de condicionantes que contribuem para que o que eu considero preocupante, outros não considerem.
Hoje, enquanto atravessava o jardim pela manhã, fiz outra "amiga". Falava sozinha enquanto caminhava. E eu ouvi e respondi. E continuámos de conversa até à separação de destinos. "Prazer em conhecê-la" disse a senhora (foi sentido e soube-me bem).
Esta é mais uma situação que me preocupa. O ser humano precisa de falar, de comunicar de alguma forma, com os outros seres humanos. Quem não exprime através do corpo seja com dança, linguagem gestual, etc, através da expressão plástica, música, artes em geral, através da escrita, voz etc, acaba assim a falar sozinho e a ouvir-se a si mesmo. Temos de partilhar o que pensamos, temos de ouvir os nossos pensamentos pela voz de outros para melhor os analisarmos. Eles têm de se tornar externos, sair de nós para que façam eco em nós. Já todos falamos sozinhos, e às vezes o facto de o fazermos ajuda-nos a tomar decisões. Mas as pessoas que falam sozinhas na rua têm falta de companhia, de quem as ouça, de atenção, de amparo, de mimo, de amor. Mas estes detetam-se. Os que não falam nem sozinhos estarão em pior situação. (Depois há os loucos como eu que deixam palavras escritas por inumeros ficheiros, agendas, papés de guardanapo, postais, cartas, cadernos e diários e certas palavras que deviam dirigir à pessoa certa, não o fazem ... e deixam no ar para quem apanhar, pode ser que o vento as leve).

Sabem que uma boa dose de amor pode curar muitos dos males da nossa sociedade actual ? :)

Resultado de imagem para o amor cura tudo

Sem comentários:

Enviar um comentário