quarta-feira, 24 de novembro de 2021

 

Como será possível voltar atrás de uma coisa que não tem volta. Foi uma vida a insistir no começo daquela melodia. A mesma tecla tocada inúmeras vezes. Dançando outras músicas, cantarolando letras desconhecidas, assobiando para o ar... Aquela melodia sempre na memória. Sempre. E num dia cheio de luz com aroma a flores em que os pássaros se abrigam do calor, chegas ao piano e tocas a melodia com as mãos meio destreinadas. E recordas cada mudança de tom, cada intervalo entre sons... mas a cada tentativa de chegar ao fim da melodia, apercebes-te que o piano tem uma tecla desafinada, e isso estraga tudo. Insistes em tocar e ilusoriamente esperas ouvir o que sentes, mas o ouvido detecta o erro e a melodia não chega ao fim. Uma melodia escrita para piano, nunca sairá igual noutro qualquer instrumento. Decides não tocar de todo. A melodia perdurará na tua memória. Para sempre.




domingo, 3 de outubro de 2021

 "(...) e assim me tornei um louco.


E encontrei tanto liberdade como segurança na minha loucura:

A liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."


Khalil Gibran



terça-feira, 22 de junho de 2021


 

O que é o amor ? - perguntas-me

O amor é não desistires de ti. É amares-te todos os dias e em cada momento que te vires ao espelho, este refletir a tua luz ampliando esse amor semeado no teu coração. É valorizares-te e não deixares nada por fazer ou dizer, sabendo igualmente quando e o que calar. O amor é escolher ser feliz dentro daquilo que se tem, sem cobiçar, invejar ou apontar o dedo. è gostar da própria companhia e aproveitar o silêncio para ouvir e interpretar os próprios pensamentos, sem medos.

Amor não é partilha ? - insistes.

Sim, amor é partilha, respeito, reciprocidade e liberdade. Não confundas com dependência, cercas e obrigações. Podes amar o teu jardim mas se colhes um ramo de flores para colocar na jarra limitas o seu desenvolvimento, acabas com a sua beleza, limitas o seu tempo de vida; de que serviu o amor ? Amas o canto dos pássaros e por isso compras uma gaiola para o encarcerar ou colocas comida num prato para venham cantar à tua janela ?

Mantém a tua casa arrumada, cuidada e arejada para que o amor flua. Manda fora o que não faz falta, renova a decoração. E quando falo de "casa" não quero apenas referir-me ao imóvel onde habita o teu ser mas também ao corpo que acolhe o teu espírito. O amor quer-se leve e risonho, sem amarras nem planos. O amor é o agora sem amanhã porque amanhã pode ser tarde demais. Ama tudo, ama todos, mas começa por ti. Sem sonhos. Os sonhos são enganadores e a qualquer altura acordas para a realidade. Retém uma máxima: o amor está em ti desde sempre, não se manifesta pela chegada de alguém à tua vida. Percebeste agora a grandiosidade deste sentimento ? É infinito e ilimitado, flexível e intenso e está presente em cada pedaço da criação da Natureza.



sexta-feira, 11 de junho de 2021

 Vão e vêm. Crescem e rebentam em espuma suave que acaricia a areia preparada para receber a sua chegada. Nunca iguais. Com mais ou menos força, maiores ou menores, mais turvas ou transparentes. Os movimentos repetem-se embora sempre diferentes. A vida acontece em ciclos de 24 horas que se subdividem mas os dias diferem entre si. E há as semanas, os meses, as estações do ano, os anos, ... os anos letivos, os anos fiscais, os anos civis, os anos religiosos... Tanta repetição e nada é igual. E é na diferença que se progride porque a evolução assenta na tentativa permanente de aperfeiçoamento da repetição de padrões. Assim é. Confuso ? Repetitivo. Cíclico. Expectável. Redondo, sem arestas. Igual por fora.




terça-feira, 1 de junho de 2021

 Tenho saudades vossas. Tenho saudades de toda a força, de toda a vivacidade que senti em cada texto que aqui escrevi. Quero voltar a ser aquela alma sensitiva que transborda vida pelos olhos, pelas extremidades do corpo porque a matéria que a suporta não chega para abarcar tanto sentimento. Quero voltar a ser eu, no verdadeiro sentido do EU, virada essencialmente para mim e para o que me faz sentir a vida !